BLOG

DO JUSTINOFILHO

Imperatriz na Política, esporte e comunidade
.......

IFMA de Imperatriz recebe caravana do PTC na sexta-feira



Nesta sexta-feira, 23, a comissão de orientação do PTC - Partido Trabalhista Cristão, estará visitando o IFMA – Instituto Federal do Maranhão – Campus de Imperatriz.  O instituto hoje é coordenado pelo professor Francisco Alberto Gonçalves Filho, mas em sua direção já teve coordenadores importantes como é o caso da professora Rubeny Brigida.
Para JustinoFilho a visita será uma das mais importantes, pois os alunos do IFMA (antigo CEFET), estão freqüentando uma escola que fora do centro da cidade, o que aumento as dificuldades de acesso, de acordo com JustinoFilho tem aluno que pega dois ônibus para chegar ao IFMA/Imperatriz.
Na visita desta sexta-feira, os orientadores do PTC - Partido Trabalhista Cristão chama a atenção para o prazo final de filiações que é dia 07 de outubro. JustinoFilho confirmou que a visita será aos três turnos.  Veja a baixo o histórico do IFMA/IMPERATRIZ.


Histórico IFMA-Campus Imperatriz
A Unidade de Ensino Descentralizada de Imperatriz – UNED, do hoje Instituto Federal do Maranhão – foi criado em 1987. Em 1984, aconteceu na cidade de Manaus – AM, um Encontro de Professores de Educação Física das Escolas Técnicas Federais das regiões Norte e Nordeste. Naquela ocasião, tomou-se conhecimento que e Escola Técnica Federal de Pernambuco, estava construindo um campus avançado na cidade de Juazeiro.
 O professor representante da antiga Escola Técnica naquele encontro, Leopoldo Gil Vaz – então coordenador de Ensino, ouvindo o histórico da construção daquele campus avançado, ao regressar à São Luís, fez um relato pormenorizado ao chefe do Departamento de Ensino, João de Sousa Guimarães, que o autorizou a apresentar uma proposta, que seria levada à Direção Geral.
 Feita a proposta e em viagem particular à Imperatriz, conversou com o então prefeito Municipal, José de Ribamar Fiquene, sobre a idéia de se construir um campus avançado na cidade de Imperatriz, com o auxílio da Prefeitura Municipal; conversou-se também, com o então diretor da Sudam, Marcílio Cortez, sobre um empréstimo a fundo perdido à PMI, para construção da sede.
 Ficou acertado que o prefeito municipal iria à São Luís, solicitar ao diretor da antiga Escola Técnica a Instalação da Unidade em Imperatriz, com o auxílio financeiro da PMI e um possível empréstimo – que seria negociado – a fundo perdido, da Sudam.
 O diretor Ronald da Silva Carvalho determinou, então, que se fizessem estudos haja vista o comprometimento do prefeito municipal. A comissão foi formada pelos professores, José Ribamar Nascimento e Maria Natividade Araújo, no ano de 1986, já na administração do professor Celso Jorge Pires Leal (1986-1994). Foram realizados os estudos de viabilidade para implantação da uma unidade de ensino na cidade de Imperatriz, tal qual as unidades descentralizadas de ensino existentes nos antigos CEFET’s, encaminhando-se o projeto ao Ministério da Educação.
 Os acontecimentos políticos daqueles tempos – a morte do presidente eleito Tancredo Neves – e a posse do vice-presidente José Sarney, na Presidência da República, favoreceram a criação da tão sonhada Unidade Descentralizada de Ensino de Imperatriz. Em vista à região tocantina, e em discurso proferido na cidade de Açailândia, o presidente da República confirmou a criação de 200 (duzentas) Escolas Técnicas e Agropecuárias, e que a cidade de Imperatriz seria contemplada com uma delas.
 O então presidente da República foi informado da existência de um projeto para criação de uma Unidade de Ensino Descentralizada em Imperatriz. Participaram dessa reunião o Deputado Federal Edson Lobão, o prefeito de Imperatriz, José Ribamar Fiquene e o professor Celso Jorge Pires Leal, diretor da antiga Escola Técnica. Foi então determinado ao Ministro da Educação que tomasse as providências necessárias, marcando-se uma reunião para Brasília.

 Em 1987, pela Portaria Municipal 157, de 12 de março de 1987, nos termos do Processo nº. 23000.001936/87-41, foi criada a Unidade Descentralizada de Ensino de Imperatriz, que passou a funcionar em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz – Palácio da Educação Dorgival de Sousa, enquanto se aguardava a construção de sua sede.
 No ano de 1989, devido à apreciável qualidade de suas instalações, equipamentos e recursos humanos, a Escola Técnica Federal do Maranhão, através do Decreto nº. 97.561, de 2 de março, foi autorizada pelo Governo Federal a implantar e desenvolver os cursos superiores de graduação. Posteriormente, à semelhança dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, e através da Lei nº. 7.863 de 30 de outubro de 1989, a Escola Técnica Federal do Maranhão é transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, com sua Unidade de Ensino Descentralizada de Imperatriz.
 Desde sua criação, a UNED/CEFET-MA conferiu a aproximadamente 2.315 alunos certificados e diplomas de conclusão de cursos técnicos, médio, tendo sido, nesse período, conduzido pelos coordenadores Maria do Carmo e Walter Martins e pelos Diretores:

João Augusto Ramos e Silva (1992-1995)

João Antônio de Moraes (1995-1998)

Luís Fernando Pires Pinto (1998-2000)

Severiano Pereira Neto (2000-)

E atualmente por Francisco Alberto Gonçalves Filho.

Fonte: http://www.ifma.edu.br/index.php/campi/imperatriz

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.