BLOG

DO JUSTINOFILHO

Imperatriz na Política, esporte e comunidade
.......

Supermercado Mateus


Mateus supermercado o maior poluidor do maranhão

Os saquinhos de plástico devem desaparecer de supermercados no Rio de Janeiro em breve. Na quarta-feira (24) um projeto de lei com medidas para minimizar o uso do material foi aprovado pela Assembléia Legislativa e agora só precisa passar pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) para virar lei.

A partir daí, os comerciantes terão que oferecer sacolas reutilizáveis resistentes ou embalagens de papel.

Quem não cumprir a exigência, terá que oferecer descontos aos consumidores que devolverem sacos plásticos próprios ou 1 quilo de feijão ou de arroz de graça para quem aparecer com 50 sacolas. Quem não cumprir, leva multa.
Os estabelecimentos comerciais terão de 6 meses a 3 anos para se adequarem às regras. A medida foi tomada com o objetivo de evitar o desperdício e o consumo excessivo de plástico. Cada sacola demora de 30 a 40 anos para se decompor e, segundo o Governo, costuma ser utilizada para transportar compras apenas uma vez. Preocupados, empresários se articulam para não terem que arcar com os custos sozinhos.

“É uma realidade e outros países caminham nesta mesma direção que é a de cuidado com o meio ambiente. Somos simpáticos à idéia, mas temos que estudar como implementá-la”, afirma Ayllon Fornari, presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).
Já os representantes da indústria de plástico reclamam. “A lei ataca o efeito e não a causa. O vilão é o descarte, não o plástico. Deveria haver coleta seletiva e reciclagem. Plástico pode ser reciclado”, diz Marcelo Oazen, do Sindicato da Indústria de Material Plástico do estado. (D.S.)
/
Justinofilho tenho opinião formada a muito tempo aqui no nosso estado e mais ainda em Imperatriz cresce o ramo de saco plástico uma só rede de supermercado o Mateus consegue atacar o meio ambiente já sabemos que não faz nada neste sentido mais colocar nos seus supermercados toneladas de plásticos e todos nos sabemos onde ele vai para que é no rio Tocantins o supermercado Mateus em Imperatriz e no maranhão não tem nenhum trabalho social o dono se é que tem vive só de ganhar dinheiro e nada faz para ajudar nesta questão do meio ambiente mais um dia isso pode mudar basta que alguém tenha coragem. Justinofilho

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

1 comentários:

  1. Caro Senhor Justino, bom dia!
    Gostaria de poder passar para o amigo uma informação que talvez não seja do conhecimento geral e que pode mudar um pouco a forma como é vista a sacola plástica no Brasil.
    Em primeiro lugar, em levantamento feito pelo IBOPE, 98% das sacolas tem como primeira reutilização o lixo domiciliar e os 2 % restantes também são utilizadas para o lixo como segunda utilização.
    Ocorre que a coleta do lixo domiciliar normal é feita de 2 em 2 dias e , enquanto isso, o material organico que se decompõe forma um caldo fedorento chamado chorume. Este material se não contido por um recipiente impermeavel, que é o caso da sacola plástica, vai para o solo e, daí para o lençol freático, contaminando-o.Portanto neste primeiro ponto a sacola plástica é fundamental para a preservação do meio ambiente.
    Em segundo lugar, vem a questão da reciclagem. Ninguem ataca a latinha de refrigerantes dizendo que ela é poluente. Sabe porque? Os catadores profissionais sabem que a latinha vale dinheiro e as recolhem como meio de vida.
    Ocorre que plástico é petroleo, também é valorizadissimo e mais, continua sendo petroleo mesmo sujo e misturado ao lixo.
    Na nossa concepção, o que devemos fazer, a exemplo das latinhas é coletar e reciclar o plastico limpo e para o lixo, pressionar nossos dirigentes municipais, estaduais e federais a seguirem o exemplo do mundo, que é ter "usinas verdes", onde com um percentual de 12 a 17 % de plastico, se queima todo o lixo, gerando energia e passando para o meio ambiente apenas vapor de agua. Com o resto da queima, fazem-se tijolos, como no caso da unica usina verde que temos no Brasil na UFRJ. Portanto, até no lixo, é fundamental que tenhamos plástico.

    O que é importante que seus leitores percebam é que coletar e reciclar significa dinheiro em seus bolsos e meio ambiente adequado aos seus semelhantes. Independente de ser plastico, panela,jornal, caixa de papelão, etc...
    Tudo pode ser reciclado.
    Para terminar, no Rio de Janeiro, o poliestireno reciclado de copos alcançou o preço de R$ 2,80/kilo, o mesmo acontecendo com o Polietileno de sacolas plásticas.
    Portanto, estamos jogando dinheiro fora.
    Como somos inteligentes e, agora informados, tenho certeza que iremos mudar este quadro.
    Minhas desculpas por enviar este comentario que o amigo não pediu.Porem, como vi um excerto de uma entrevista minha, resolvi complementar um pouco o assunto.
    Para maiores esclarecimentos, favor enviar e-mail para simperj@simperj.org.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.